quarta-feira, junho 30, 2004*
Ensaio sobre a cegueira (José Saramago)
Eu senti o cheiro do lixo e da merda pelas ruas. Pois é, José Saramago é um escritor tão bom assim.
Uma narrativa longa, lenta, dramática, arrastada. E isso porque eu achei genial. Saramago cria uma atmosfera única, envolvente, que consegue prender o leitor em um ambiente fétido, sentindo-se enojado, mas interessado em continuar por lá.
Engraçado como em certos pontos do livro eu só conseguia pensar em filmes como O anjo exterminador e Dogville. Mas o princípio é quase o mesmo. Egoísmo puro e simples. Um retrato do lado mais podre do ser humano. Ou seria do único lado do ser humano?
O vocabulário lusitano pode tornar a leitura mais lenta no início, mas é algo interessantíssimo de se ver. O autor exige que, ao serem publicados no Brasil, seus livros não sejam "traduzidos" para o nosso idioma. Quando você pega o jeito, percebe que o texto não ficaria tão bom se feito de outra maneira. Imagine uma "rapariga de óculos escuros" sendo chamada de "moça de óculos escuros". Não pode.
***
O guia do mochileiro das galáxias (Douglas Adams)
Depois de Saramago, caí de um abismo de seriedade de três mil metros de altura.
No dia seguinte, comecei a ler O guia do mochileiro das galáxias, livro que eu passei a conhecer, depois de 60 páginas, como "a Bíblia nerd mais cool que eu já vi". E o fato é que Douglas Adams consegue mais nerd que Tolkien, isso se não estiver parodiando o próprio.
Só sei que existem trechos no livro que me fizeram gargalhar, de verdade. Coisa que eu acho que nunca fiz diante de uma folha de papel. A coitada deve ter se assustado. Mas o humor refinadíssimo e sarcástico do jeito que eu gosto conseguiu me ganhar. Me deu até vontade de (voltar a) escrever alguma coisa.
Me senti feliz lendo... Estranhíssimo.
A pena é que o autor comete um absurdo nas 40 páginas finais. Ele diminui a dose de humor para poder dar continuidade a história. Vê se pode! Onde já se viu um pastelão das importância à história? Esses comediantes metidos a intelectuais... hunf! E ainda termina o livro deixando um gancho pro segundo livro que ainda não está nas lojas! Absurdo!
Antes que alguém que já leu essa budega em inglês venha me avisar, eu sei que a versão original deve ser infinitamente melhor. Aceito empréstimos, doações ou cartões de biblioteca pra eu pegar o livro. E se tiver os outros livros da "trilogia", melhor ainda.
***
Ah, o sarcasmo... É quase uma ciência. No meu curso, além de Introdução à Falsidade também vou ministrar aulas Metodologia do Sarcasmo.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
|
segunda-feira, junho 28, 2004*
Nada como um dia após o outro pra fazer você se sentir pior.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Estou estragado. Preciso de um bom descanso pra poder colocar a minha vida de volta no lugar.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
|
quarta-feira, junho 23, 2004*
Minha garganta voltou a doer. Depois de quase sete dias de antibióticos, voltou a doer e eu mal consigo engolir. Justamente hoje, a quatro dias da festa à fantasia. Se eu tiver que voltar aos antibióticos eu mato alguém.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
|
domingo, junho 20, 2004*
Ingressos à venda com eu.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
|
sábado, junho 19, 2004*
Cansei de ser sexy...
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
|
terça-feira, junho 15, 2004*
Nas últimas semanas, tenho ido à faculdade somente pra exercitar minha capacidade política e diplomática. Andei o campus todo atrás de assinaturas de gente que nunca estava disponível e que queria tirar o corpo fora de qualquer situação. Uma beleza.
Enfim, parece que conseguimos. Agora vou pôr em prática meus talentos financeiros, de negociação, arquitetônicos, decorativos e de logística de segurança.
É isso. Festa de calouros da ECO vai rolar no Teatro de Arena. Fantasia obrigatória, com tema cinema. Perguntem-me sobre os ingressos.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
|
sábado, junho 12, 2004*
2 + 1 + 1 + 1
Cinco músicas
*The Postal Service - We will become sillhouettes
*Franz Ferdinand - Take me out
*Jack Johnson - Fortunate fool
*Snow Patrol - Chocolate
*Velocity Girl - Tripping Wires
***
Com inveja de um alemão no Soulseek que tem cinco CDs completos dos Cranberries no PC.
***
Gostei muito do resultado do post abaixo, hehehe. Continuem comentando que eu vou fazer um post-resposta. Só pra esclarecer, não existe um pingo de prepotência ou arrogância no post, acreditem! Não pensem mal de mim.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
|
quinta-feira, junho 10, 2004*
Nada pessoal
Tem uma coisa que eu acho muito estranha e resolvi comentar agora por pura falta do que fazer.
Existe gente que vê um filme considerado bom ou clássico pela comunidade científica, mas não gosta ou não gosta tanto assim. Então a pessoa comenta que não gostou muito do filme, destaca os pontos negativos e coisas do gênero. Depois essa pessoa toma uma bronca de um membro da comunidade científica, enfia o rabo entre as pernas e diz "Preciso rever pra ver se eu acho melhor".
Oras (e eu poderia parar nesse "oras"), se não gostou, nao gostou, caramba! Até parece que a pessoa vai ver o filme de novo, ser iluminado por deuses e gostar do troço. Nunca vi ninguém gostar de um filme e dizer "Preciso rever pra ver se não é uma bosta". Aliás, é bem possível caso o indivíduo goste de Pânico na Floresta e apareça um cientista pra reclamar da opinião do cara.
Deixa de babaquice e diz isso de uma vez que o filme é uma merda! Se você não cometer nenhum erro ortográfico ou gramatical e ainda fizer críticas sagazes com vocabulário cinematográfico, ninguém vai desmerecer a sua opinião. É capaz de criar uma discussão flamejante, mas ninguém sai perdendo.
Já li comentários de gente que gostou do filme, deu nota 10, levou bronca porque não deu 11 e disse que "precisava rever".
Isso tudo se encaixa na minha teoria da conspiração de pessoas que dizem que Cidadão Kane é uma obra-prima e o melhor filme de todos os tempos, só porque a comunidade científica mandou eles dizerem isso. Por isso eu não vi esse filme até hoje.
E nem me venham dizer que rever um filme sob um ponto de vista diferente pode mudar a sua interpretação, ou dizer que ajuda a reparar em detalhes que não viu antes. São argumentos válidos que desmoralizam a minha teoria de que existe gente com medo de expôr suas próprias opiniões - o que também é válido e vocês sabem. E eu não quero ninguém desmoralizando minhas teorias aqui!
Não é pessoal. Se isso se aplica a você, é só um exemplo disso tudo. Eu sei que você vai querer mudar o seu jeito de ser depois da análise perspicaz desse talentoso blogueiro, mas não precisa. O mundo é melhor com essas deliciosas particularidades irritantes.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
|
quarta-feira, junho 09, 2004*
Odeio ônibus, p****!
Odeio a Lagoa-Barra.
Odeio o túnel Zuzu Angel.
Odeio a Visconde de Albuquerque.
Odeio a Visconde de Pirajá.
Odeio a Atlântica.
Odeio a Nossa Senhora de Copacabana.
Odeio a Avenida Princesa Izabel.
Estava no ônibus, fiz umas contas que me pareciam certas e cheguei à conclusão de que eu perco, no caminho entre a minha casa e a faculdade - ida e volta -, 7 dias a cada 80 dias letivos. É quase 10%! Revoltante.
Mas como eu ainda não posso ter um helicóptero, hoje eu tive minha primeira aula prática (demorando, eu?), o carro não morreu nenhuma vez, não subi na calçada, não bati em nenhum carro e não atropelei nenhum político de piada-clichê.
***
Ensaiei escrever um algo revoltado com a burocracia desse país, herança dos nossos grandes colonizadores. Mas desisti porque nem tenho mais paciência e espaço pra isso. Vou fazer um documentário sobre o caminho do papel higiênico.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
Tem gente que ainda tem que aprender MUITA coisa sobre "como ser falso". Mas como isso não se aprende na escola, eu dou aulas às terças e quintas das 7 às 9 no Senac.
Não se sintam incomodados com esse comentário. É improvável que isso se aplique a um de vocês.
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
|
quarta-feira, junho 02, 2004*
Toma, Murphy!
Acordei às 8h15 e saí de casa às 8h40. Achava que ia demorar pra pegar a caderneta de exames na auto-escola ( burrocracia, claro) e ia acabar chegando atrasado na prova teórica. Mas em 2 minutos eu já estava com tudo.
Cheguei no DETRAN, já imaginando que me diriam que o local de prova não era aquele e me mandariam pro quinto dos infernos no Recreio. Pelo contrário. Aliás, nem tive que esperar!
Depois de ter terminado a prova, já estava certo de que ia passar raspando ou nem isso eu conseguiria. Nada disso! Passei! Aê!
E minha carteira de identidade ficou pronta exatamente hoje, depois de 60 dias de uma espera que deveria ser de 30. Aê!
Das duas uma: ou eu já estou com minhas expectativas no nível mais baixo possível ou então Murphy dormiu demais na manhã de hoje.
***
Baixem isso! Velocity Girl - Tripping Wires
+ + + + + + + + + + + + + + + + + + + +
|
|
about myself*
Quem: Bruno Boghossian
De quando: 30/03/1986
Onde: Rio de Janeiro
Quê: Comunicação Social (ECO/UFRJ - 2004/1)
Something to talk about: Viagens, livros, TV, cinema e música
Contato

+ + + + + + + + + +
my favorite*
TV
The Apprentice
Arrested Development
Curb Your Enthusiasm
Dead Like Me
Friends
Gilmore Girls
The King of Queens
Monk
The Office
Out of Order
Scrubs
Seinfeld
Sex and the City
The Shield
Six Feet Under
The Sopranos
24 Horas
Twin Peaks
The West Wing
Without a Trace
Filmes
Kill Bill
Pulp Fiction
Cães de Aluguel
Encontros e Desencontros
Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
Laranja Mecânica
O Poderoso Chefão
M*A*S*H
Embriagado de Amor
Um Estranho no Ninho
Beleza Americana
Melhor é Impossível
The Truman Show
Terra de Sonhos
Amadeus
Réquiem para um Sonho
JFK
Psicose
Acossado
Cidadão Kane
O Homem Elefante
Dogville
Menina de Ouro
Os Sonhadores
O Agente da Estação
Cidade dos Sonhos
24 Hour Party People
Annie Hall
Rede de Intrigas
Um Dia de Cão
Diretores e Roteiristas
Quentin Tarantino
Oliver Stone
Sofia Coppola
Paul Thomas Anderson
Peter Weir
Alfred Hitchcock
Milos Forman
Stanley Kubrick
Jean-Luc Godard
Lars Von Trier
Charlie Kaufman
Alan Ball
Robert Altman
Bernardo Bertolucci
Michael Gondry
Luis Buñuel
Woody Allen
Sidney Lumet
Música
Architecture in Helsinki
The Beatles
Billie Holiday
Bloc Party
The Bravery
Bright Eyes
The Cure
Death Cab For Cutie
The Doors
Ella Fitzgerald
Etta James
The Fiery Furnaces
Franz Ferdinand
Hot Hot Heat
Interpol
Jack Johnson
Jamie Cullum
Janis Joplin
Joy Division
Kaiser Chiefs
Keane
The Killers
Lauryn Hill
Le Tigre
The Libertines
Matchbox 20
Maximo Park
Miles Davis
Morrissey
Muse
Nada Surf
New Order
Norah Jones
Pixies
Placebo
The Postal Service
Radiohead
REM
Rilo Kiley
The Shins
Smashing Pumpkins
The Smiths
Snow Patrol
The Stills
Tegan and Sara
The Thrills
Travis
Weezer
White Stripes
The Who
Livros
O Melhor Livro Sobre o Nada (Jerry Seinfeld)
O Alienista (Machado de Assis)
Dom Casmurro (Machado de Assis)
Um Grande Garoto (Nick Hornby)
A Revolução dos Bichos (George Orwell)
Como Ser Legal (Nick Hornby)
Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
O Apanhador no Campo de Centeio (J.D. Salinger)
Ensaio Sobre a Cegueira (José Saramago)
O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)
O Restaurante no Fim do Universo (Douglas Adams)
On The Road (Jack Kerouac)
Budapeste (Chico Buarque)
+ + + + + + + + + +
pseudo fotolog*
+ + + + + + + + + +
blogs*
+ + + + + + + + + +
links*
+ + + + + + + + + +
counter*
+ + + + + + + + + +
|