...you've been going so crazy*
domingo, setembro 26, 2004*


Diário do Festival do Rio 2004


Sábado, 25 de setembro de 2004 - 2º dia do Festival

Hoje tivemos o primeiro atraso do Festival, pelo menos pra mim. Meia hora para consertar o computador de Confidências Muito Íntimas. E hoje também foi o dia de correr, literalmente, de uma sessão pra outra.

Confidências Muito Íntimas tem uma idéia muito boa, talvez a melhor sinopse daquele jornalzinho horrível do Festival. Mas aquele textinho de duas linhas chama mais atenção do que o filme, de verdade. O roteiro tenta colocar doses de humor, e até consegue quando só tem a pretensão de tirar um riso da platéia. Mas quando a intenção é fazer gargalhar, o exagero faz torcer o nariz. A primeira hora e alguns minutos seguintes valem o filme, mas daí em diante a coisa se arrasta e chega a irritar. Destaque para a direção e para o ator principal, Fabrice Luchini. 2.5/5

Pra que serve o amor só em pensamento é ótimo. Realmente, realmente, é quase um romance tradicional e eu mal sei dizer o que chama tanto a atenção aqui. Talvez sejam as mensagens poéticas e as cenas inusitadas inseridas, que evitam que seja só um filme meloso. O roteiro e o elenco são os destaques. Belo filme. 4/5

O Intruso foi o primeiro filme do Festival que me fez desistir antes do final. Pareceu meio pretensioso e me perdeu muito antes da primeir hora. Mais tarde fui descobrir a fama da diretora Claire Denis, amada por muitos e odiada por alguns, que por sua vez também odeiam os que a amam. Fotografia e direção pareciam bons, e isso é a única coisa que se pode reparar quando você perde o fio da meada do roteiro. Eu me lembro que, ao sair do cinema, 15 minutos antes de o filme acabar, vi que a sala estava lotada, com pessoas sentadas no chão. Eu fiquei mais confuso com essa cena do que com todo o roteiro do filme. -/5

Mais tarde eu vi Session 9 em casa. Um dos melhores filmes de suspense que eu já vi na vida. Brad Anderson foi genial. Amanhã vamos ver o que ele fez em O operário.
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sábado, setembro 25, 2004*


Diário do Festival do Rio 2004


Sexta-feira, 24 de setembro de 2004 - 1º dia do Festival

Vai ficar meio difícil fazer comentários trabalhados sobre cada filme, diariamente. Prometo, então, que quando tudo acabar ou eu tiver uma folga, eu edito cada post diário, aumentando os textos com as minhas opiniões. Aliás, as notas podem mudar, baseadas em comparações. Basicamente, é o seguinte:

A Ferida é irritantemente ruim. Duas horas e quarenta e cinco minutos de sofrimento, com um roteiro deficiente e uma direção medíocre. O filme tem tomadas extremamente longas e desnecessárias, seguidas de monólogos sem sentido algum, numa linguagem quase teatral. 0/5

Elling, o Filhinho da Mamãe é uma comédia sueca divertida e bem produzida. O humor é refinado, sem exageros. Mas não deixa de ser regular, e todo mundo sabe como é difícil falar sobre os medíocres. 2.5/5

Regra Nº 1 também é comédia, mas dinamarquesa. Mesmo sendo basicamente baseada em clichês cômicos e piadas de tema sexual, é extremamente engraçado, até nas piadas de estilo mais pastelão. Muito bem produzido e dirigido. 3/5

Max e Mona foi o primeiro filme que eu vi na mostra sul-africana do Festival. Essa comédia faz parte de um movimento cinematográfico todo filmado em digital, que diminui os custos e dá mais chances para as produções de países com menos recursos. Mas o roteiro é fraquinho e as piadas são dignas de seriado do SBT. Mas a simplicidade mostra a falta de pretensão do diretor, e não tem como criticar isso. 1.5/5

Hero é, basicamente, um dos filmes mais bonitos que eu já vi. Parece que a China está inaugurando um novo gênero do cinema a partir do sucesso de O Tigre e o Dragão, da mesma maneira como o western spaghetti foi criado na Itália. Dizem que quando o roteiro não é bom, a gente presta atenção nos detalhes técnicos. Nesse caso, é bem provável que seja verdade, já que o roteiro deixa a desejar, mas a direção, a fotografia, a direção de arte e a trilha sonora hipnotizam completamente. Bem, seis fotos valem mais do que seis mil palavras, acho. 5/5













Ah... Não há dúvidas de que eu vou ver esse filme de novo.
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quinta-feira, setembro 23, 2004*


Diário do Festival do Rio 2004


Quarta-feira, 22 de setembro de 2004 - 02 dias para o Festival

Mais um dia pra retirar os ingressos do passaporte. A fila era praticamente não-existente e eu consegui mais seis ingressos. O sistema do Barra Point ficou fora do ar o dia todo, então não consegui Canções da Noite.

***


Quinta-feira, 23 de setembro de 2004 - 01 dias para o Festival

Fila? Que fila? Só saiu mais um filme pra mim: Somersault. E o sistema do Barra Point ainda tá fora do ar. Mereço?
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terça-feira, setembro 21, 2004*


Diário do Festival do Rio 2004


Terça-feira, 21 de setembro de 2004 - 03 dias para o Festival

CAOS TOTAL! Mas por mais ridículo que possa parecer, tenho que dizer que valeu a pena. Foi divertido ficar cinco horas em pé/sentado, esperando, se estressando, furando fila.

Cheguei lá às 9h30 - sendo que a venda abria às 10h - e peguei a senha número 065. Se eu o Pedro não conhecesse vários maníacos que chegam cedo e salvam minha vida, eu teria apodrecido até às 17h. Saí às 14h porque comprei meus ingressos na senha 019.

Comprei o passaporte de 50 filmes. Das 52 opções que eu tinha, só consegui tirar ingressos de 35. As outras 17 eu vou tirando durante essa semana e durante o Festival. Os dois que sobrarem eu compro avulsos.

Amanhã eu volto lá, pra encontrar o velho malvado, o latino fedorento e a francesa que não sabia falar os nomes dos filmes em português, mas falou direitinho Comme une image.
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segunda-feira, setembro 20, 2004*


Diário do Festival do Rio 2004


Segunda-feira, 20 de setembro de 2004 - 04 dias para o Festival

Dia de fazer ajustes no calendário. E falar sobre o Festival o dia inteiro na faculdade. Lá vão as alterações:

-Na sexta-feira, dia 24, Max e Mona é dúvida. Vai depender da minha disposição nesse primeiro dia de Festival, já com cinco filmes.

-Mais um filme no domingo, dia 26. Às 14h - Ninguém Pode Saber - Estação Botafogo 1 – 141 min – EB114.

-Na segunda-feira, dia 27, Seres Queridos é dúvida. Vai depender do juramento da bandeira de manhã no Exército.

-Sábado, dia 02, tem mais um filme. Às 16h30 – As Mulheres de Rosenstrasse – Estação Botafogo 1 – 136 min – EB151.

-Domingo, dia 03, sai Viagens do Coração, que deve entrar em circuito durante o Festival, dia 01 de outubro, mesmo. No lugar, entra às 12h – House of Flying Daggers – Estação Botafogo 1 – 119 min - EB155.

-Segunda-feira, dia 04, entra às 14h – Sob o Céu do Líbano – Estação Paissandu – 80 min – PA041.

-Terça-feira, dia 05, com a saída de House of Flying Daggers, entra às 22h – Querido Frankie – Espaço Unibanco 2 – 105 min – UN271, saindo do dia 07.

C'est fini. Amanhã é dia da fila na central de ingressos pra comprar o passaporte!
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domingo, setembro 19, 2004*


Diário do Festival do Rio 2004


Domingo, 19 de setembro de 2004 - 05 dias para o Festival

Não vou nem falar como foi estressante montar esse cronograma. Vários horários que não batiam, filmes que eu queria ver e que não se encaixavam. Péssimo e irritante. Mas tá pronto, finalmente.

Acabaram ficando 51 filmes. Mas tudo bem. É uma boa idéia (piada ridiculamente previsível).

Eu sei que vou perder praticamente TODAS as aulas dessas duas semanas. Sinto o peso na consciência, mas vá lá. Os professores picaretas faltam as aulas para seus congressos e palestras, dizendo que com isso vão melhorar sua capacidade na área da Comunicação Social. Pra mim, o Festival vale o mesmo.

SEXTA FEIRA DIA 24

12:00 – Herói – Estação Botafogo 1 – 96 min – EB101
14:00 – A Ferida – Estação Botafogo 1 – 165 min – EB102
17:00 – Elling, O Filhinho da Mamãe – Estação Botafogo 1 – 79 min – EB103
19:30 – Regra Nº 1 – Espaço Unibanco 2 – 87 min – UN204
22:00 – Max e Mona – Espaço Unibanco 3 – 98 min – UN306

SÁBADO DIA 25

12:00 – Confidências Muito Intimas – Estação Botafogo 1 – 104 min – EB107
14:30 – Pra que serve o amor...? - Espaço Unibanco 2 – 88 min – UN208
16:00 – O Intruso – Espaço Unibanco 1 – 130 min – UN107

DOMINGO DIA 26

12:00 – O Operário – Estação Botafogo 1 – 102 min – EB113
17:00 – Um Lugar Entre os Vivos – Estação Botafogo 1 – 101 min – EB115
19:00 – Os Sonhadores – Estação Paissandu – 130 min – PA011
21:30 – Agente Triplo – Estação Botafogo 1 – 115 min – EB117

SEGUNDA FEIRA DIA 27

12:30 – Seres Queridos – Espaço Unibanco 2 – 89 min – UN219
16:30 – Uma Amizade sem Fronteiras – Estação Paissandu – 94 min – PA014
19:00 – Vera Drake – Odeon BR – 125 min – OD024
22:00 – Hora de Voltar – Espaço Unibanco 2 – 112 min – UN223
24:00 – O Jogador de Cartas – Espaço Unibanco 2 – 96 min – UN224

TERÇA FEIRA DIA 28

12:00 – Contra a parede – Estação Botafogo 1 – 123 min – EB125
17:00 – Clara e eu – Espaço Unibanco 2 – 86 min – UN227
19:00 – Código 46 – Estação Paissandu – 90 min – PA019
21:30 – Spartan – Estação Paissandu – 106 min – PA020

QUARTA FEIRA DIA 29

16:00 – Maria Cheia de Graça – Espaço Unibanco 1 – 101 min – UN127
19:30 – Olhos de Rinoceronte – Espaço Unibanco 2 – 92 min – UN234
21:30 – Uma Mulher Fiel – Estação Botafogo 1 – 93 min – EB135

QUINTA FEIRA DIA 30

22:00 – Canções da Noite – Barra Point 1 – 96 min – BP128

SEXTA FEIRA DIA 01

14:00 – Kick n’ Rush – Espaço Unibanco 3 – 96 min – UN350
17:00 – Como Matei um Santo – Estação Botafogo 3 – 82 min – EB330
19:00 – Zaitochi – Estação Botafogo 1 – 115 min – EB146
21:30 – Wilbur Quer se Matar – Estação Botafogo 1 – 105 min – EB147

SÁBADO DIA 02

12:00 – Até os Ossos – Espaço Unibanco 3 – 101 min – UN356
14:30 – Garota Estratosfera – Espaço Unibanco 2 – UN250
19:00 – A Vida é um Milagre – Estação Botafogo 1 – 154 min – EB152

DOMINGO DIA 03

14:00 – Viagem do Coração – Estação Paissandu – 114 min – PA037
16:30 – Nossa Música – Estação Paissandu – 80 min – PA038
19:30 – Saved! – Espaço Unibanco 2 – 92 min – UN258
21:30 – The Edukators - Espaco Unibanco 2 – 126 min – UN259

SEGUNDA FEIRA DIA 04

12:00 – The Woodsman – Estação Botafogo 1 – 85 min – EB161
19:30 – Somersault – Espaco Unibanco 2 – 110 min – UN264
22:00 – Desde que Otar Partiu – Espaço Unibanco 2 – 103 min – UN265

TERÇA FEIRA DIA 05

12:00 – Coffee and Cigarettes – Estação Botafogo 1 – 96 min – EB167
16:00 – A Corporação – Estação Paissandu – 145 min – PA046
19:00 – Comme une Image – Estação Botafogo 1 – 110 min – EB170
22:00 – House of Flying Daggers – Barra Point 1 – 119 min – BP148

QUARTA FEIRA DIA 06

14:00 – Casa dos Bebês – Estação Paissandu – 95 min – PA049
16:30 – O Abraço Partido – Estação Paissandu – 97 min – PA050
19:00 – Traficante – Estação Ipanema 2 – 137 min – EP251
24:00 – O Coração é Traiçoeiro... – Espaço Unibanco 2 – 97 min – UN278

QUINTA FEIRA DIA 07

12:30 – Nove Canções – Espaço Unibanco 2 – 60 min – UN279
14:30 – Visões da Europa – Espaço Unibanco 2 – 139 min – UN280
19:00 – Levante, África! – Estação Botafogo 1 – 83 min – EB182
21:30 – Querido Frankie – Estação Paissandu – 105 min – PA056
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Arrested Development


Emmy Awards 2004: sete indicações, cinco prêmios

Série de Comédia
Direção em Série de Comédia
Roteiro em Série de Comédia
Seleção de Elenco para Série Comédia
Edição para Série Comédia com Uma Câmera

E mesmo assim ninguém assiste. Impressionante.
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sábado, setembro 18, 2004*


Diário do Festival do Rio 2004


Sábado, 18 de setembro de 2004 - 06 dias para o Festival

O primeiro Festival Internacional de Cinema do Rio que eu realmente devo aproveitar. E pra compensar meu descaso nas edições anteriores, dessa vez eu vou abusar.

É muito estressante essa parte de escolher os filmes que você quer ver no Festival e fazer sua agenda. Primeiro eu marquei todos os filmes de que eu já tinha ouvido críticas boas ou gostava do diretor. Não consegui mais do que 25. Depois resolvi começar uma segunda fase, marcando os filmes de acordo com as sinopses. Devo ter feito algo muito errado, porque eu devo ter escolhido mais de 80 títulos. A partir daí começou um processo de seleção mais rigoroso do que as verduras e legumes do Carrefour.

É difícil dispensar filmes que você não conhece só pela sinopse. Escolher entre "Mãe solteira texana parte para uma nova vida em Nova York" e "Pai solteiro nova-iorquino parte para uma nova vida no Texas" é um tiro no escuro. O mesmo tiro no escuro que eu dei escolhendo Full Frontal como meu único filme no Festival de 2002. Resultado: foi eleito o pior filme do evento.

Mais fácil, porém, é dispensar filmes comerciais que têm data marcada para estrear no circuito nacional em breve. Por mais difícil que seja deixar Kill Bill 2 e A Má Educação de lado, tenho que pensar que eles vão estrear uma ou duas semanas depois do Festival.

Terminada essa árdua tarefa, vem o pior. Montar o cronograma. Parece impossível encaixar todos os filmes que interessam em horários convenientes e em locais relativamente próximos. Cheguei a um ponto em que eu achei que não iria conseguir. E realmente não consegui. Deixo pra amanhã essa trabalheira toda.

Pra relaxar, começo uma espécie de pré-Festival com A Festa Nunca Termina, me prepadando pra dois filmes do Michael Winterbottom que estão na minha lista: Código 46 e 9 canções. Agora estou ainda mais ansioso.

Estudar pra prova de quinta-feira? Agora não.
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terça-feira, setembro 14, 2004*


É ótimo quando seu despertador toca uma música específica de manhã e seu dia ganha sentido, de repente.
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sábado, setembro 11, 2004*


Matador em conflito (Grosse Pointe Blank)


Entediado, fui assistir a esse filme ontem, esperando uma besteira qualquer que eu gravei dublada da TNT há meses atrás. Me surpreendi positivamente, ainda bem. É muito divertido, mesmo e tem um elenco legal.

Mas longe de mim voltar a fazer resenhas agora. Não me apetece. Só comecei esse post pra falar que Matador em conflito tem uma das melhores trilhas sonoras que eu já ouvi. O filme se passa em 1996, mas como a história é toda em torno da reunião da turma de 1986 de um colégio, todas as músicas são dessa década.

Tinha The Clash, David Bowie, Guns 'N Roses, Faith No More, The Specials, Pete Townshend, Siouxsie and the Banshees, Echo and the Bunnymen, Joe Strummer, A-Ha e Nena.

Eu sempre digo que a década de 80 foi a década mais trash para a música, mas é que eu só me lembro daquelas batidas eletrônicas ridículas e esqueço do rock bom que se fazia.
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quarta-feira, setembro 01, 2004*

expect the rest


Estou quase atingindo a paz de espírito. Aí eu penso: quem quer paz de espírito?
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about myself*
Quem: Bruno Boghossian
De quando: 30/03/1986
Onde: Rio de Janeiro
Quê: Comunicação Social (ECO/UFRJ - 2004/1)
Something to talk about: Viagens, livros, TV, cinema e música

Contato
MSN Messenger: boghob@hotmail.com Eu estou no Orkut
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my favorite*
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Arrested Development
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Dead Like Me
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Out of Order
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Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças
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Réquiem para um Sonho
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O Homem Elefante
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O Alienista (Machado de Assis)
Dom Casmurro (Machado de Assis)
Um Grande Garoto (Nick Hornby)
A Revolução dos Bichos (George Orwell)
Como Ser Legal (Nick Hornby)
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O Apanhador no Campo de Centeio (J.D. Salinger)
Ensaio Sobre a Cegueira (José Saramago)
O Guia do Mochileiro das Galáxias (Douglas Adams)
O Restaurante no Fim do Universo (Douglas Adams)
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